Secretaria de Saúde de São Gotardo esclarece triste caso de garotinho que sofreu complicações médicas após realizar cirurgia no Pronto Socorro de nossa cidade

Foto Capa: Reprodução/Google Imagens
Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

Na manhã desta segunda-feira (14/01), a equipe de reportagens do Portal SG AGORA, recebeu com exclusividade uma nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de São Gotardo, sobre o caso do garotinho de 04 anos de idade, que após passar por uma cirurgia de Postectomia (Fimose) realizada no Pronto Socorro Municipal de nossa cidade, foi transferido para Patos de Minas e posteriormente para Belo Horizonte, devido à complicações em seu quadro clínico e médico (CONFIRA A NOTA NO FINAL DA REPORTAGEM). Sempre imparcial e buscando informações com credibilidade para nossos Leitores, nosso Site conversou com a chefe da Secretaria de Saúde Leandra Costa, que se prontificou em nos enviar a nota de esclarecimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

De acordo com o documento, a criança teve uma quadro de choque anafilático, que consiste em uma reação adversa grave dos medicamentos usados na anestesia aplicada nos pacientes. A reação infelizmente não pode ser detectada através de exames. A criança chegou a ser estabilizada em hospital de São Gotardo, mas foi transferida para Patos de Minas, para maiores cuidados. Ainda de acordo com a nota, Sobre o fato do garoto de apenas 04 anos de idade ser transferido para Belo Horizonte, a Secretaria de Saúde informou que, devido à cidade de Patos de Minas não possuir UTI Pediátrica dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), ela foi transferida de avião para a cidade de Belo Horizonte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEAncora-primavera-3

A nota também explicou que o garotinho poderia ter sido transferido para cidades mais próximas como Uberlândia, porem a cidade não disponibilizava vagas para receber mais crianças. Devido ao quadro grave de saúde da criança, a equipe médica de Patos de Minas decidiu encaminhá-lo de avião para Belo Horizonte, cidade mais próxima com vaga disponível para receber o garotinho. Sobre o quadro de saúde atual da criança, de acordo com apurações do Portal SG AGORA, o menino de 04 anos de idade segue em estado grave de saúde e ainda corre sérios riscos. O garotinho e sua família residem em Guarda dos Ferreiros e são de família humilde. Nosso Site espera que a criança possa se recuperar e voltar a viver sua vida normalmente e com muita alegria.

*Reportagem atualizada em 14/01 às 14:35;

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde de São Gotardo, esclarece em relação a matéria publicada no Site, Portal SG Agora no dia 08/01/2019 com o título “Após complicações em cirurgia realizada em São Gotardo, garoto de quatro anos de idade é levado de avião para hospital em Belo Horizonte”, que a criança teve um choque anafilático que é uma reação adversa grave da medicação de anestesia, porém foi estabilizada e encaminhada ao Hospital Regional em Patos de Minas sendo a referência de urgência mais próxima do Município. Infelizmente, o Hospital Regional não possui UTI pediátrico pelo SUS, sendo então a criança encaminhada para um Centro de Referência maior, sendo mais distante, justificando então o motivo do transporte aeromédico.

A criança e todos os pacientes que são submetidos a cirurgias, passam por consultas com cirurgião e anestesista e fazem exames, para que se possa evitar ao máximo as possíveis complicações. Infelizmente, esse tipo de reação não é possível de ser prevista antes e nenhum exame. Importante ressaltar que todo procedimento cirúrgico é precedido por risco cirúrgico, além de ser realizado após check list de segurança do paciente, porém como em qualquer unidade hospitalar do mundo há riscos e infelizmente nenhum procedimento cirúrgico (independente da idade do paciente) está 100% isento de eventos adversos.

Infelizmente nossa região é desprovida de recurso pelo SUS para manter esse tipo de quadro e esse o motivo da transferência. Na cidade de São Gotardo já foram feitas centenas de cirurgias em crianças, graças aos bons profissionais capacitados que temos, pois se nossa Secretaria encaminhasse todos os casos para outras cidades, as cirurgias não seriam realizadas devido às dificuldades inerentes do Sistema Único de Saúde o que já é de conhecimento de todos. Já tivemos outras eventos adversos como em qualquer serviço hospitalar do mundo. Infelizmente nenhum tão grave quanto esse”.

 

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Apuração do Portal SG AGORA/Leandra Costa/Secretaria de Saúde de São Gotardo / Foto Capa: Aislan Henrique/Patos Agora

Tags

0 Comentários “Secretaria de Saúde de São Gotardo esclarece triste caso de garotinho que sofreu complicações médicas após realizar cirurgia no Pronto Socorro de nossa cidade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 1 a 5, qual sua nota para os serviços oferecidos pela COPASA em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...