Chocante: Médicos removeram verme com 19 cm de comprimento do olho de um paciente

Loíase é uma doença grave causada pelo nematódeo Loa loa. Ele pode ser transmitido pelo mosquito do cavalo (Tabanus spp), dentre outros, e é mais comum sua ocorrência em estações chuvosas nas florestas tropicais na África Centra e Ocidental.

A partir do momento que esses vermes alcançam a corrente sanguínea, demoram alguns meses para se desenvolver e, logo em seguida, migram para a região ocular. Ao chegar lá, os sintomas são bem incômodos: dor, sensibilidade à luz e formação de pus, enquanto que o resto do corpo também sente dor e um pouco de fadiga.

Se a infestação não for tratada, por se agravar e causar danos aos rins, pulmões, gânglios linfáticos e coração.

Quando esses vermes estão em um estágio em que são capazes de serem vistos pelo olho ou sob a pele, a cirurgia é a maneira mais fácil e segura de retirá-lo. Usando um pouco de anestesia local, o cirurgião consegue extrair o verme e trazer alívio imediato para a área. A parte mais angustiante é que, mesmo com o olho dormente, a cirurgia é feita com o paciente consciente, o pode provocar “desespero” em alguns.

Porém, por mais que a cirurgia seja uma ótima opção, devido à localização rural, onde a maioria dessas infecções ocorrem, o tratamento pode ser complicado.

O procedimento cirúrgico é praticamente inviável e apenas dois medicamentos estão disponíveis: um só mata os vermes já adultos (albendazol), enquanto o outro mata larvas e também alguns adultos (dietilcarbamazina). Infelizmente, esse último aumenta o risco de inflamação cerebral.

Confira o vídeo do procedimento cirúrgico:

Reportagem: http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/4121-chocante-medicos-removeram-verme-com-19-cm-de-comprimento-do-olho-de-um-paciente-

Tags

0 Comentários “Chocante: Médicos removeram verme com 19 cm de comprimento do olho de um paciente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

O Portal SG AGORA quer saber, você é a favor, contra ou indiferente ao fechamento do comércio local considerado não essencial em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...