COLUNISTA: A síndrome do túnel do carpo

Esta síndrome é causada pela compressão do nervo mediano que passa por um canal estreito no punho chamado de Túnel do Carpo. A compressão é causada pelo aumento das estruturas que passam pelo túnel ou pelo seu espessamento.

A doença é comum em pessoas que realizam trabalho manual com movimentos repetidos, mas também tem associação com alterações hormonais como menopausa e gravidez, o que explica a maior frequência em mulheres na faixa de 35 a 60 anos. Outras doenças associadas são Diabetes Mellitus, artrite reumatóide e doenças da tireóide.

Os sintomas mais frequentes são: dor, choque, dormência, formigamento e perda da destreza nas mãos. A dor é pior à noite, principalmente após uso exagerado das mãos durante o dia e pode ser intensa a ponto de acordar o paciente.

A dor pode irradiar para o braço e até para o ombro. Atividades que promovem a flexão do punho (punho dobrado) por longos períodos podem aumentar a dor.

A diminuição da sensibilidade dos dedos, traduzida por dormência ou formigamento, acomete a palma da mão e poupa o dedo mínimo e o dorso da mão. Associada a fraqueza nas mãos, pode haver dificuldade de amarrar os sapatos, abotoar uma camisa e pegar objetos.

Se você tem sinais e sintomas sugestivos de síndrome do túnel do carpo persistentes, especialmente se eles interferem em suas atividades normais e nos padrões de sono, consulte um especialista.

Sem o tratamento necessário, a condição pode levar à dano permanente ao nervo e a outras lesões musculares. O medico após fazer o diagnóstico poderá receitar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos contra a dor, e também de fisioterapia, que tem como o principal objetivo alívio dos sintomas e fortalecimento da musculatura para evitar futuras crises.

Ana Carolina Belarmino é Fisioterapeuta e Professora de Pilates no Studio Stetica e Pilates em São Gotardo.

Studio-Stetica-3 (1)

Tags

0 Comentários “COLUNISTA: A síndrome do túnel do carpo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

O Portal SG AGORA quer saber, você é a favor, contra ou indiferente ao fechamento do comércio local considerado não essencial em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...