Colunista Josiane Resende Candido: A Ansiedade pode ser protetora?

Foto Capa: Divulgação/Arquivo Pessoal/Josiane Resende Candido

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Olá, tudo bem com você?

Você sabia que a ansiedade protegeu os nossos antepassados? Pois é! Parece improvável, mas a ansiedade (dentro da normalidade) pode ser protetora. Os nossos antepassados estavam sempre assolados pelo medo, porque viviam sob ameaça constante. Eles tinham medo de perder território, medo de animais atacarem e a ansiedade fazia com que eles ficassem atentos e eles se uniam para prevenir ataques.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso significa que a ansiedade leve nos protege, mas como nós sabemos quando ela deixa de ser protetora e passa a ser um transtorno? Isso depende da intensidade, da duração do sintoma e do quanto isso afeta a sua vida. Se a sua ansiedade está muito intensa e já faz algum tempo que você sente muita ansiedade e ela está interferindo na sua vida profissional e pessoal, é a hora de procurar ajuda.

A ansiedade e o medo têm algumas características em comum, ambos causam reações de fuga, mas a grande diferença entre os dois é que o medo passa quando a ameaça vai embora (se você vê um leão e ele ir embora, o medo vai embora também), porém a ansiedade não some com a ausência da ameaça (se o leão for embora, você fica hipervigilante e ansioso, porque a sua atenção se volta para a possibilidade do leão surgir de novo e aí você começa a evitar lugares e tudo piora).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Existem vários sintomas fisiológicos envolvidos na ansiedade, como: taquicardia, vertigem, enjoo, falta de ar, suor excessivo, mãos frias, palpitações, falta de apetite, mas esses sintomas também podem ser decorrentes de outras doenças, por isso é importante que você se consulte com um clínico geral para descartar outras hipóteses, tá bom?  Não deixe de marcar a sua terapia, não deixe de se cuidar, não deixe o monstrinho da ansiedade crescer, ataque ele logo no começo, combinado?

Ahh e se gostaram deste conteúdo, não deixe de acompanhar minhas outras Colunas, toda semana aqui no Portal SG AGORA ou as dicas diárias publicadas em meu Instagram (clique aqui e acesse). Até a próxima!!!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

MAIS COLUNAS:
.

Josiane Resende Candido é graduada em psicologia, pós graduada em dependência química, pós graduada em saúde mental e pós graduanda em terapia cognitivo comportamental. Trabalha há mais de sete anos com saúde mental e dependência química. É supervisora institucional do CAPS de São Gotardo e trabalha também no Centro de Covid de Lagoa Formosa

.

Reportagem: Josiane Resende Candido / Supervisão: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Foto Utilizada e Foto Capa: Divulgação/Arquivo Pessoal/Josiane Resende Candido

Tags

0 Comentários “Colunista Josiane Resende Candido: A Ansiedade pode ser protetora?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Com qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo até este momento?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...