“Do educar em Freire”: CESG promove Café Filosófico 2022

Foto Capa: Fotógrafo Diego Oliveira/Portal SG AGORA

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um evento para ser celebrado seja pelo aprendizado educacional ou pelo retorno presencial entre as pessoas. No último dia 16 de Maio de 2022, foi promovido pelo Centro de Ensino Superior de São Gotardo (CESG), mais uma edição do Café Filosófico, evento dedicado aos alunos dos Cursos de Pedagogia, em celebração ao Dia do Pedagogo, comemorado no último dia 20 de Maio (CONFIRA AS FOTOS NO FINAL DESTA REPORTAGEM).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a participação dos palestrantes Douglas Tomácio e Eliane Machado, o Café Filosófico 2022 se tornou ainda mais especial, pois marcou o retorno do encontro de modo presencial. O evento foi apresentado pela Coordenadora do curso de Pedagogia, Daniela Nascimento Andrade Queiroz. E para um grande retorno, um tema devidamente a altura: “Do educar em Freire: saberes e fazeres na perspectiva Freireana”.

Evento foi apresentado pela Coordenadora do curso de Pedagogia, Daniela Nascimento Andrade Queiroz (Foto: SG AGORA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, (1990) especializada em Metodologia do Ensino Superior (1991) e especializada em Metodologia do Ensino de 1º e 2º Graus (1992) ambas pelo Centro de estudos e pesquisas educacionais de Minas Gerais, a palestrante Eliane Machado, iniciou o encontro trazendo de maneira muito abrangente como os ensinamentos de Freire tomaram uma dimensão tão importante na educação, formação e fomentação dos cidadãos.

Palestrante Eliane Machado (Foto: SG AGORA)

Professora atuante desde a década de 80, Eliane também trouxe um pouco de sua experiência nas áreas de Gestão, Educação e Política Públicas, sempre enfatizando como as teorias Freireanas foram importantes em sua carreira profissional e pessoal. Uma enciclopédia humana sobre os conceitos teóricos e práticos de Paulo Freire e sua formação como um dos filósofos e pedagogos mais importantes de nossa história.

Edição de 2022 marcou a volta do formato presencial de um dos eventos mais tradicionais do CESG (Foto: SG AGORA)

Pedagogo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP), Douglas Tomácio, abrangeu em sua palestra como as técnicas da perspectiva Freireana na prática, podem auxiliar pedagogos, advogados e pessoas nas mais diversas profissões.

Palestrante Douglas Tomácio (Foto: SG AGORA)

Professor e pedagogo já atuante nas redes públicas e privada de ensino (nos âmbitos médio, fundamental I e II, infantil e educação profissional) e também educador social em espaços não escolares e tutor e professor/coordenador formador na EaD, Douglas também falou sobre um tema sempre presente nos ensinamentos de Paulo Freire: inclusão social. E ensinou como estes ensinamentos podem ser fundamentais dentro e fora da sala de aula para alunos e principalmente professores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após as palestras, os alunos presentes no Centro Cultural Graziela Lopes, se reuniram para formar um círculo e homenagear os palestrantes, os quais já foram professores da faculdade, através de uma canção. Muita emoção e alegria na volta presencial do Café Filosófico do Centro de Ensino Superior de São Gotardo (CESG). A equipe de reportagens do Portal SG AGORA, agradece ao CESG pelo convite em poder participar de um evento também importante para educação de nossa cidade!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fotos do Café Filosófico 2022 do Centro de Ensino Superior de São Gotardo (CESG):
.

.

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Assessoria de Imprensa Centro de Ensino Superior de São Gotardo (CESG) / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Fotógrafo Diego Oliveira/Portal SG AGORA

Tags

0 Comentários ““Do educar em Freire”: CESG promove Café Filosófico 2022”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...