Estudantes da UFV-RP fundam grupo ligado a ONU que luta pela igualdade de gênero para jovens mulheres

Foto Capa: Divulgação/Laura Michelon Nellessen

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um grupo formado para representar e pedir igualdade de gênero para as mulheres do Alto Paranaíba! Nesta semana, a equipe de reportagem do Portal SG AGORA, conversou com a estudante do Curso de Engenharia de Produção da UFV de Rio Paranaíba, Laura Michelon Nellessen, para falar do grupo Girl UP RP, fundado neste ano de 2021, com a participação de outras quatro estudantes colegas da universitária. Juntas, elas fundaram o movimento ligado a Fundação ONU e presente em diversas cidades de todo o mundo.

Segundo a estudante natural de Londrina-PR, mas ligada a Rio Paranaíba devido inicialmente a faculdade, a Girl Up é um movimento da Fundação ONU presente em várias cidades, estados e países, que treina, conecta e inspira jovens para que juntos estes lutem pela igualdade de gênero, focando principalmente em jovens meninas ao redor do globo. Tendo conhecimento do grupo e de sua relevância, a estudante e mais quatro colegas de Curso, fundaram o Girl UP RP, com sede em Rio Paranaíba, mas já com projetos para outras cidades, como inicialmente também em São Gotardo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E com o intuito principal de de ajudar meninas e mulheres a partir de projetos e eventos trazendo conhecimento e conscientização dos seus direitos, além de auxiliar no processo de equidade feminina, o grupo já participa de sua primeira campanha social, falando de um tema pouco comentado, mas muito ligado a dignidade feminina: POBREZA MENSTRUAL. O termo não denuncia somente a falta de acesso a produtos de higiene menstrual, mas também outras condições que estão diretamente ligadas com esse problema: a falta de acesso a saneamento básico e desigualdade social.

No Brasil, 23% das meninas entre 15 e 17 anos não possuem condições financeiras para adquirir produtos próprios para lidarem com esse período, sendo que em todo o seu período fértil, estima-se que a mulher invista em mais de R$6.000 apenas em absorventes. Para as que têm que ponderar entre adquirir comida ou absorventes, torna-se difícil estar adquirindo novos produtos todo mês, o que leva muitas meninas e mulheres a os substituírem por soluções que podem prejudicar sua saúde e que não são próprios para a situação, como jornais, miolos de pão e trapos.

E por todos estes motivos, nos meses de junho, julho e agosto, o grupo realizará a campanha ABSORVE MINAS em parceria com os diversos clubes Girl UP espalhados por todo o estado de Minas Gerais, a partir da arrecadação de absorventes e da distribuição dos mesmos para as mulheres e meninas, buscando contribuir para uma vida com maior dignidade menstrual e impulsionar o Projeto Lei 1428/20. Através da Associação Anjos da Guarda, organização presente no distrito de Guarda dos Ferreiros, o grupo distribuirá os absorventes arrecadados à famílias que realmente necessitam desses produtos nas cidades de Rio Paranaíba e São Gotardo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para participar e contribuir com a Campanha ABSORVE MINAS, os interessados poderão entrar em contato com o Grupo Girl UP RP através de seu perfil no Instagram (CLIQUE AQUI E ACESSE) ou pelo LINK a seguir: https://picpay.me/guvozesqueecoam/5.0. Caso seja interesse do doador, ao realizarem a doação, o mesmo poderá enviar o comprovante e a logo de sua empresa para o e-mail [email protected], para divulgação da marca durante a campanha.

O Portal SG AGORA parabeniza as estudantes da UFV de Rio Paranaíba Laura Michelon Nellessen, Laís Gonçalves Viana, Helen Vitaline de Castro Santos, Tamires Elias Queiroz e Ana Carolina Almeida Azevedo, por participarem e incluir a região do Alto Paranaíba, em um movimento tão significativo e importante para todas as mulheres. Atitudes como a tomada pelas jovens representantes, transformam e mudam o destino do mundo, infelizmente tão desumanizado ainda!!!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entenda mais sobre Campanha ABSORVE MINAS:
.

.

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem, Fotos Utilizadas e Foto Capa: Divulgação/Laura Michelon Nellessen

Tags

0 Comentários “Estudantes da UFV-RP fundam grupo ligado a ONU que luta pela igualdade de gênero para jovens mulheres”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Com qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo até este momento?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...