Fake News: Informação de que um asteroide irá cair na região do Alto Paranaíba agita a internet

Foto Capa: Reprodução/Paranaíba Agora
Foto Capa: Reprodução/Paranaíba Agora

Na noite desta última segunda-feira (19/11), começaram a circular pelos grupos de WhatsApp, prints e a informação de uma suposta matéria do G1 com o título: “Alto Paranaíba está em rota de colisão de pequeno asteroide”. Nossa redação chegou a receber mensagens de diversas leitores questionando a veracidade da informação. Em parceria com o Portal Paranaíba Agora, de Rio Paranaíba, o caso foi esclarecido.

Após realizarmos uma simples buscar no Google, descobrimos que tudo não se passa de uma notícia falsa. Um dos fatos que chamou a atenção da nossa redação foi justamente o erro ortográfico na escrita da palavra asteroide que, nas imagens que estão circulando, está escrito ‘asteóide’. Outro fato intrigante, é que no G1 não existe o ‘blog do Paulo Tadeu Queiroz’, mostrando mais uma vez que seria uma farsa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

A pessoa que criou o texto, possivelmente utilizou um recurso de inspecionar objetos nos navegadores, alem de usar o nome do Instituto de Pesquisas de Minas Gerais (IPMG), tentando passar a veracidade do fato. Na reportagem, o texto dizia que o corpo celeste possui cerca de 20 metros de diâmetro, podendo atingir a velocidade de 635 km/h. O texto diz ainda que a possível queda do asteroide poderia acontece entre as cidades de Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba.

A verdade é que tudo isso não passa de uma brincadeira criada para assustar e pegar muita gente de surpresa. Todas as informações que foram divulgadas pela “notícia” se tratam de “Fake News” e nenhum risco de queda do tal “asteroide”, foi divulgada pelos meios de comunicação e segurança espacial brasileiro. Abaixo confira o texto que foi escrito na “falsa reportagem”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEAncora-primavera-3

Falsa notícia na íntegra:

1-1-768x359Falsa notícia utilizou a interface do Portal G1 para dar veracidade ao fato

 

Reportagem: Gilberto Martins/Paranaíba Agora / Fonte da Reportagem e Fotos Utilizadas: Recebidas através do WhatsApp do Portal SG AGORA / Foto Capa: Reprodução/Paranaíba Agora

Tags

0 Comentários “Fake News: Informação de que um asteroide irá cair na região do Alto Paranaíba agita a internet”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 0 a 5, qual sua nota para as primeiras medidas tomadas por Jair Bolsonaro para o Brasil em 2019

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...