Governo reforça programa de certificação visando desenvolvimento do setor cafeeiro

Foto Capa: Reprodução/Google Imagens
Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

Incentivar o desenvolvimento do setor cafeeiro no Estado é o propósito do programa Certifica Minas Café (CMC), que agora terá ampliada a participação de produtores a partir de dois despachos assinados por Fernando Pimentel durante a abertura da Semana Internacional do Café, no Expominas, em Belo Horizonte, na última quarta-feira (25/10).

O governador determinou à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) que tome providências para que os produtores obtenham a chamada Certificação 4C, que proporciona maior acesso a mercados nacional e internacional.

No decorrer do evento, considerado o principal encontro da cadeia produtiva no Brasil, Pimentel destacou a importância de se valorizar os produtores do Estado. “Fala-se muito da indústria do futuro, da alta tecnologia, como se a agricultura fosse uma coisa que nós devêssemos deixar de lado, esquecer, como se fosse atrasado. Mas, é o contrário. As grandes oportunidades estão surgindo justamente do agronegócio e da produção agrícola familiar”, afirmou.

Potente

O Brasil é o maior produtor mundial de café. Em 2016, o PIB do agrone-gócio mineiro fechou em R$ 207,6 bi e o café representa 6,9% dele. Com uma produção de 13,8 milhões de sacas, correspondendo a 51,5% da produção do Estado, o Sul de Minas e Centro-Oeste são as principais regiões produtoras.

“O café representa mais de R$ 20 bilhões no Brasil. Minas, em 2017, deve colher 24 milhões de sacas, sendo 54% da produção nacional, daí a importância extrema desse produto. Por isso, nós empenhamos tanto com a Semana Internacional do Café. Teremos mais de 25 eventos simultâneos nesses três dias”, afirmou Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

O evento foi realizado pela Seapa em parceria com a Codemig, o Sistema Faemg, a Café Editora e o Sebrae. O objetivo foi tornar BH, durante a realização do evento, a capital mundial do café, atraindo os elos da cadeia, do produtor ao consumidor final.

 

Reportagem Original: http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/governo-refor%C3%A7a-programa-de-certifica%C3%A7%C3%A3o-visando-desenvolvimento-do-setor-cafeeiro-1.569205 / Foto Capa:

Tags

0 Comentários “Governo reforça programa de certificação visando desenvolvimento do setor cafeeiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *