IV Seminário em Educação Inclusiva de São Gotardo começa nesta quinta-feira

Foto Capa: Divulgação/Facebook/Secretaria da Educação, Cultura e Turismo
Foto Capa: Divulgação/Facebook/Secretaria da Educação, Cultura e Turismo

A Prefeitura Municipal de São Gotardo, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, realiza, anualmente Seminário em Educação Inclusiva de São Gotardo, uma iniciativa do Departamento Municipal da Inclusão para conscientizar a sociedade da importância da valorização da diversidade e do respeito e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O tema deste ano é “Novas Perspectivas e Caminhos no Desafio da Inclusão”, um tema que trata dos novos cenários que a educação ainda deve assumir para promover a inclusão e a educação inclusiva.

O objetivo de todo o evento é despertar nos educadores e na comunidade escolar o olhar reflexivo, crítico e solidário que devemos ter para com a pessoa com deficiência e as estratégias que cada segmento deve adotar para promover e efetivar a inclusão da pessoa com deficiência, primeiro na escola mas, igualmente, em todos os meios.

Falar de Educação Inclusiva é dar o primeiro passo em direção ao exercício de cidadania no que diz respeito à pessoa com deficiência. Embora a luta pelos direitos da pessoa com deficiência seja histórica e datada de longos anos, muitas das conquistas tem efetivação atual e, neste novo cenário em que a educação é protagonista, os desafios são enormes.

“É necessário que nossos professores sejam conscientizados da importância que o tema inclusão tem dentro de cada escola, importância esta que deve estar refletida nas ações cotidianas do contexto escolar e assumidas para garantir à criança com deficiência o acesso à educação. É preciso que o município como um todo efetive vias e estratégias que visem garantir o acesso da pessoa com deficiência, independente de qual ela seja, aos mais variados serviços e garanta, assim, uma vivência plena, em comunidade, gozando de seus direitos biopsicossociais” – ressalta Priscilla Veloso, psicóloga, neuropsicopedagoga, idealizadora do Seminário e Coordenadora do Departamento Municipal de Inclusão de São Gotardo.

É partindo desse pressuposto que o seminário é realizado anualmente, estando em sua quarta edição, na tentativa de levar ao professor instrumentos e ferramentas necessários ao conhecimento, aceitação e compreensão da inclusão enquanto política e enquanto prática educacional. É necessário que pensemos a inclusão não apenas como transversalidade da educação, mas como direito do aluno, dever da escola e garantia da dignidade do ser humano. “Costumo refletir na palavra inclusão como o ato de devolver à determinada comunidade, segregada e impedida de gozar de seus direitos, a vida em sociedade, a participação ativa em sua comunidade, gozando dos direitos de ser, conhecer, aprender e crescer, sem ter suas limitações como fatores impossibilitadores de tal crescimento” (Priscilla Veloso).

O IV seminário em Educação Inclusiva conta este ano com diversas atividades, dentre elas a 5ª Caminhada da Inclusão, que acontecerá no dia 25 de agosto no centro da cidade. O evento é aberto à participação da comunidade.
Para os interessados em conhecer toda a programação do evento e se inscrever no seminário o endereço eletrônico é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRo7WdsE4eMvhjO8zrwmIO8_uvwpHz_fCKz7LCSs9UfQmh4A/viewform onde também podem ter acesso à programação.

 

Reportagem: Priscilla Veloso/Coordenadora do Dep. Municipal de Inclusão e Idealizadora do evento / Foto Capa: Divulgação/Facebook/Secretaria da Educação, Cultura e Turismo

Tags

0 Comentários “IV Seminário em Educação Inclusiva de São Gotardo começa nesta quinta-feira”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 1 a 5, qual sua nota para os serviços oferecidos pela COPASA em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...