Poucos que representaram todos: Segunda manifestação “FORA COPASA” é realizada em São Gotardo

Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA
Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

IMG_1722Pouquíssimas pessoas foram para as ruas na segunda manifestação titulada como “FORA COPASA” em São Gotardo. Nesta terça-feira (01/10), foi realizado pela “população” de nossa cidade, um segundo ato contra os serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (CONFIRA O VÍDEO DA MANIFESTAÇÃO NO FINAL DA REPORTAGEM). Com expectativa de reunir um número bem maior de pessoas do que a primeira manifestação realizada no dia 15 de Setembro, a sensação foi de decepção com a participação de apenas cerca de 30 (trinta) pessoas. Menos de 0,01% da população de São Gotardo.

Com muita garra e vontade, o grupo de manifestantes enfrentaram o forte sol que fazia em nossa cidade e saíram pelas ruas com cartazes, apitos e gritos de protesto, representando todo o restante da população São-Gotardense, que mais uma vez não compareceu na manifestação em sua grande maioria. Os manifestantes se reuniram na Praça São Sebastião e  saíram pelas ruas e avenidas de São Gotardo com destino a Prefeitura Municipal de São Gotardo, seguindo para a sede da COPASA em nossa cidade. Toda manifestação ocorreu de forma pacífica.

IMG_1706Como prêmio de consolação para os poucos manifestantes, pelo menos desta vez, o grupo teve o apoio de quatro vereadores: Valdivino Honorato, José Pereira Rodrigues (Queijo), Denise Alves e Alaerso Elias Xavier. Os parlamentares participaram da manifestação e conseguiram agendar uma reunião com prefeito de São Gotardo Seiji Sekita, para o dia 16 de Outubro. Com o objetivo de pedir uma providência imediata ao prefeito de nossa cidade sobre a COPASA, na reunião estarão presentes os vereadores citados acima, os líderes da manifestação e a imprensa de nossa cidade.

Sobre a ausência Seiji Sekita na prefeitura na tarde da manifestação, de acordo com a secretaria do prefeito São-Gotardense, o mesmo não ficou sabendo sobre a manifestação e por isso não pôde receber os manifestantes. Segundo informações dos organizadores do protesto, um ofício foi entregue na Prefeitura Municipal de São Gotardo, convidando o homem do poder máximo da política de nossa cidade, para o ato pacífico “FORA COPASA”. Todos os vereadores de São Gotardo também foram avisados sobre a manifestação, ainda segundo os líderes manifestantes, com a presença de apenas 04 parlamentares ao lado da população que saiu para as ruas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

IMG_1716Após o agendamento da reunião com o prefeito de São Gotardo e a assinatura de ofício sobre a presença dos manifestantes no gabinete da Prefeitura Municipal de nossa cidade, o grupo de manifestantes seguiu protestando para a frente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, onde novos gritos de protestos foram cantados em desfavor da COPASA. Um dos líderes da manifestação até tentou entrar para dentro da sede da companhia que cuida da água de nossa cidade para exigir uma resposta imediata para os manifestantes, mas foi orientado pela Polícia Militar de São Gotardo a realizar a manifestação de forma pacífica e apenas na porta da COPASA.

Mesmos decepcionados com o pequeno número de pessoas da população São-Gotardense no ato “FORA COPASA”, os manifestantes revelaram ao Portal SG AGORA que ficaram gratificados e com a sensação de dever cumprido de cidadão, por pelo menos tentarem algo diferente em prol de São Gotardo, ao invés de ficarem reclamando apenas em redes sociais. Durante a cobertura ao-vivo de nosso Site através de nossa página no Facebook, muitas pessoas reclamaram que a manifestação deveria ocorrer em um dia que todos pudessem estarem presentes sem precisarem faltar a seus serviços. Porem, na primeira manifestação realizada em um Domingo, poucas pessoas marcaram presença.

IMG_1705Por falar em marcar presença, pelo menos no segundo ato realizado pelos manifestantes, outros meios de imprensa de nossa cidade registraram a manifestação, dando mas “voz” e “divulgação” para a população São-Gotardense sobre o descaso da Companhia de Saneamento de Minas Gerais com nossa cidade. É preciso ressaltar também a presença e participação dos moradores do distrito de Guarda dos Ferreiros, que além de perderem seus dias de trabalho em prol da manifestação, se deslocaram até a cidade São Gotardo para contribuir com o ato “FORA COPASA”. Os Guardianos eram inclusive maioria na manifestação, que foi realizada para beneficiar todo o município de São Gotardo.

O Portal SG AGORA parabeniza todos os manifestantes presentes no ato “FORA COPASA” por mais uma vez representar todos os São-Gotardenses sem medo de retalias. Mesmo não contando com o número de pessoas esperado, com certeza um sementinha de esperança foi plantada por cada um dos manifestantes. Nosso Site parabeniza também aos quatro vereadores presentes na manifestação e esperamos que através deles, a mesma não fique apenas em reuniões e ofícios. Único meio de imprensa que apoiou o ato “FORA COPASA” desde a primeira manifestação, o Portal SG AGORA continuará acompanhando o desfecho da história sobre a manifestação e também a reunião realizada no próximo dia 16 de Outubro.

Confira a cobertura do Portal SG AGORA no ato “FORA COPASA”:

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Vídeo: Facebook/Portal SG AGORA / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

Tags

Um comentário em “Poucos que representaram todos: Segunda manifestação “FORA COPASA” é realizada em São Gotardo”

  1. Nichspn disse:

    Parabéns pela reportagem Diego
    Excelente trabalho
    Só faltou a população sem igual a vc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 1 a 5, qual sua nota para os serviços oferecidos pela COPASA em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...