Proposta do Projeto de Recuperação e Preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão II é aprovado em São Gotardo

Foto Capa: CBHSF/Tanto Expresso/Diego Oliveira

No dia 15 de Janeiro de 2020, em São Gotardo, foi realizada a Reunião de Apresentação da Proposta do Projeto de Recuperação e Preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão II, localizado no município São-Gotardense e um dos afluentes que abastece o Rio São Francisco. A reunião teve como objetivo principal aprovar a segunda etapa do projeto, que visa a recuperação da área em torno ao córrego, principalmente a região da nascente que é uma área de preservação ambiental. Com a aprovação, a segunda etapa do projeto deverá ser encerrada até o final de 2020, concluindo o plano de recuperação e preservação do Córrego Confusão. O projeto foi realizado no ano de 2016.

De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), responsável por liderar o projeto, a primeira etapa do processo de recuperação e preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão II, constituiu na instalação de aproximadamente 300 barragens de contenção de água pluvial (barraginhas) com objetivo de reter a água da chuva para melhor impermeabilização no solo, isolamento das APP,s e nascentes através de cercamentos e a instalação de escadas de escoamento de água, no entorno da nascente e reservatório de água (Balneário), melhorando e adequando assim a captação e infiltração da água na região do córrego e sua nascente. Já na segunda etapa, o projeto visará recuperar as áreas rurais, que estão na região do córrego e sua nascente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

Na reunião estiveram presentes a Secretária Municipal de Meio Ambiente de São Gotardo Leidiane Gonçalves, o membro do Comitê CBHSF 4 de Três Marias e suplente da CBHSF Federal Itair Fernandes de Oliveira e os engenheiros e membros da SANEAMB, empresa de Engenharia e Consultoria Ambiental, responsável pela elaboração do projeto de recuperação e preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão. Segundo Itair, o projeto que está sendo desenvolvido em São Gotardo, deverá ser utilizado como exemplo e modelo de revitalizações recuperações de outros rios e nascentes, como o Rio Abaeté, no município de Tiros e Abaeté, devido a sua rapidez na execução da obra e qualidade de serviço apresentado.

Com a aprovação da segunda etapa do projeto, assim que iniciadas, as obras trarão vários benefícios para os proprietários de fazendas no município de São Gotardo. O projeto visará recuperar as áreas rurais degradadas em torno do Córrego Confusão, controlar os processos erosivos encontrados nas áreas as propriedades rurais diagnosticadas, adequação de estradas rurais para a correção de drenagem e do escoamento superficial, entre outras melhorias. Um trabalho intenso de conscientização dos proprietários rurais beneficiados pelo projeto a fim de promover conhecimento e disseminação de práticas conservacionistas de manejo do solo e de preservação ambiental também será realizado. O projeto deverá ser totalmente finalizado até o final do ano, oferecendo em breve, uma água de excelente qualidade para todos os São-Gotardenses.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira as fotos da reunião:

Reportagem: Diego Oliveira / Fonte da Reportagem: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) / Fotos Utilizadas e Foto Capa: CBHSF/Tanto Expresso/Diego Oliveira

Tags

0 Comentários “Proposta do Projeto de Recuperação e Preservação Hidroambiental da Microbacia do Córrego Confusão II é aprovado em São Gotardo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Em ano de Eleições Municipais, qual a sua nota para atual gestão política de São Gotardo? (Prefeitura e Câmara de Vereadores)

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...