Quatro mentiras sobre o carboidrato

Uma das “verdades absolutas” do senso comum das dietas é que carboidratos, necessariamente, engordam. Por mais que se saiba que nem todos os carboidratos sejam “vilões” da perda de peso – os chamados carboidratos de ‘boa qualidade’ – este nutriente ainda é estigmatizado negativamente por muitas pessoas. E, acredite, existem mitos sobre os carboidratos (em que você provavelmente acredita) e que podem estar sendo o verdadeiro obstáculo para o seu emagrecimento. A revista Women’s Health norte-americana listou quatro deles.

Confiram:

1. Batata, só se for batata-doce

A batata inglesa – aquela batata normal mesmo – tem uma série de nutrientes que podem também favorecer a perda de peso. É o que sugere uma pesquisa feita pela Universidade de Purdue, em Indiana, nos Estados Unidos. Uma batata média tem 11% da recomendação diária de fibra, promovendo saciedade. Ela também é rica em magnésio (12% da necessidade diária) e em potássio (26%). Só não vale comê-la frita ou recheá-la com ingredientes pouco saudáveis. Mas, se preparada assada, é uma ótima forma de variar um pouco a batata-doce.

2. Carboidratos fazem o açúcar do seu corpo disparar

Nem todos. Carboidratos integrais, por exemplo, contêm fibras e fazem com que você se sinta mais satisfeita, além de melhorar a sensibilidade à insulina e controlar os níveis de glicose no sangue – quanto mais estáveis eles estiverem, menor a quantidade de insulina jogando açúcar para suas reservas de gordura. É o que diz a nutricionista Rania Batayneh.

3. Eu não preciso de carboidratos para me exercitar

Quando os carboidratos são ingeridos, o corpo o armazena nos músculos em forma de glicogênio, que é a fonte primária de energia para a força muscular. Então, se a ideia for queimar calorias na academia, é preciso, sim, ter carboidratos em seu organismo.

4. É melhor trocar açúcar por adoçantes artificiais

Açúcar refinado não é o melhor alimento para a saúde e deve, de fato, ser consumido com bastante moderação, mas, quando comparado com adoçantes artificiais, é melhor optar por ele. Os adoçantes têm uma série de compostos químicos bastante tóxicos em sua composição, que podem acabar prejudicando a habilidade do corpo de avaliar a quantidade de calorias ingeridas, desequilibrando o sistema como um todo.

Reportagem: http://www.bolsademulher.com/corpo/4-mentiras-que-te-contam-sobre-carboidratos-e-te-engordam-muito

0 Comentários “Quatro mentiras sobre o carboidrato”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

O Portal SG AGORA quer saber, você é a favor, contra ou indiferente ao fechamento do comércio local considerado não essencial em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...