Saiba como destinar parte do seu Imposto de Renda 2020 para ações sociais de proteção da criança, do adolescente e do idoso municipais

Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

Assista o vídeo com o especialista no assunto Rogério Noé:

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2020 termina na próxima terça-feira, 30 de junho. Mas você sabia que é possível destinar parte dos recursos do seu IR ações de proteção da criança e do adolescente e de idosos do município de sua escolha?

Através de um processo bastante simples, o contribuinte pode fazer com que até 6% do valor do seu Imposto de Renda sejam destinados para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso da cidade que ele desejar.

Rogério Noé, diretor da Krypton BPO, uma das maiores empresas de contabilidade de Minas Gerais, explica como você pode fazer isso no vídeo do início desta reportagem ou pelo link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=9yqW1i0SdA8&feature=youtu.be 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora bastante simples, o processo de doação do IR pode trazer algumas dúvidas para o contribuinte. Por exemplo: realizando a doação, o valor pago será maior? Rogério Noé explica que esse não é o caso:

“Você não está tirando dinheiro do seu bolso para poder fazer a doação. Vamos supor que você vai pagar R$ 1000,00 ao fisco federal, fazendo a doação, você vai continuar pagando esse mesmo valor, mas em DARFs (Documentos de Arrecadação de Receita Federal) diferentes, uma destinada para o município e outra para a receita federal.”

A doação pode ser feita diretamente no Programa Gerador de Declração (PGD) disponibilizado pela receita federal. Para isso, basta clicar na aba “Doações Diretamente na Declaração”, no lado esquerdo da tela do programa. Até 3% pode ser doado para cada fundo, totalizando 6% do valor total do imposto devido.

O valor é calculado automaticamente pelo PGD e as guais de recolhimento são geradas separadamente. Rogério Noé ressalta que isso é um mecanismo que possibilita que o cidadão tenha mais controle sobre os recursos gerados a partir do seu imposto:

“É uma forma de nós cidadãos acompanharmos bem de perto a aplicação daquele recurso dentro do nosso município, inclusive indo lá e verificando como está sendo gerido esse recurso. Com essa guia, eu posso inclusive ir ao secretário municipal da minha cidade e perguntar se a receita federal repassou esse dinheiro. Caso não tenha acontecido, ele tem condições de cobrar esse valor da receita federal.”

Outra dúvida que pode deixar o contribuinte com receio de realizar a doação é a possibilidade de cair na malha fina. Entretanto, Rogério Noé tranquiliza: “É importante lembrar também que realizando esse processo, você não cai na malha fina”.

A opção da doação pode ser feita para as declarações entregues até o dia 30 de junho, mas quem já fez o procedimento pode, até esse mesmo dia, fazer uma retificação. Cristiano Veloso, CEO da Verde, destaca a importância de fazer a doação:

“Digamos que você more em uma capital, mas tem um vínculo familiar com alguma cidade do interior também ou com alguma causa específica. Não vamos perder essa oportunidade de pegar esse imposto e doar para uma cidade ou uma causa que seja bem próxima de nós como indivíduos.”

Você pode conferir mais informações sobre como fazer a doação de parte do seu IR para inciativas sociais municipais no próprio site da receita federal: http://receita.economia.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/projeto-destinacao 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre a Verde

A Verde é uma mineradora inglesa fundada, em 2005, pelo mineiro Cristiano Veloso. Desde 2007, está listada na bolsa de valores de Toronto, Canadá. Com foco voltado para o mercado de agrotecnologia, a empresa tem o objetivo de entregar soluções inteligentes para os problemas e desafios da agricultura do século 21.

O propósito da Verde é melhorar a saúde das pessoas e a do Planeta, através de produtos inovadores de alta eficiência agronômica que promovam uma agricultura sustentável e rentável, que produzam alimentos nutritivos e minimizem os efeitos das mudanças climáticas.

Entre os membros do Conselho Administrativo da Verde está Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e ganhador do World Food Prize em 2006. Com vasta experiência em agronegócio, Paolinelli, considerado o pai da Agricultura Tropical, tem uma atuação estratégica na empresa e é um grande incentivador dos projetos da Verde.

.

Reportagem: Assessoria de Imprensa-Verde / Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

Tags

0 Comentários “Saiba como destinar parte do seu Imposto de Renda 2020 para ações sociais de proteção da criança, do adolescente e do idoso municipais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

O Portal SG AGORA quer saber, você é a favor, contra ou indiferente ao fechamento do comércio local considerado não essencial em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...