Saúde Bucal: O que é um aparelho ortodôntico ou dentário?

Foto Capa: Reprodução/Odonto Company

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um aparelho ortodôntico ou aparelho dentário é utilizado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes, não somente por motivos estéticos, mas também por motivos de ordem funcional ou de má oclusão.

Na medicina dentária, a ortodontia é a especialidade relacionada com o estudo, prevenção e tratamento das alterações de posicionamento dos dentes, mas também do crescimento e desenvolvimento dos maxilares. Tal como um aparelho ortopédico, estes aparelhos podem também exercer efeitos ao nível da remodelação das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.

tratamento ortodôntico é realizado através de forças exercidas nos dentes por um aparelho odontológico ou dentário que deve ser selecionado de acordo com o diagnóstico e plato de tratamento individual. São estas forças que vão permitir a correção ou alinhamento da posição dos dentes.

Em relação à duração do tratamento, este pode ser variável dependendo do caso, variando habitualmente entre 1 a 3 anos (de 12 a 36 meses).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aparelho fixo
.

aparelho ortodôntico fixo, tal como o nome sugere, é fixado nos próprios dentes e é normalmente constituído por brackets que se colam nos dentes, e a eles aplicado um arco (arame) que é preso diretamente nesses brackets, ou fixado aos mesmos por elásticos (“borrachas”).

Dentro dos aparelhos fixos podemos encontrar, atualmente, algumas variantes, a saber:

Aparelho fixo autoligado
.

aparelho ortodôntico autoligado é um tipo de aparelho fixo onde o fio ou arco metálico é diretamente fixado nos brackets que terão de ser específicos para o efeito, dispensando portanto o uso dos elásticos ou “borrachinhas”.

Em relação ao aparelho fixo convencional, o aparelho autoligado apresenta as vantagens de ser mais confortável e mais fácil de higienizar por menor acúmulo de resíduos e segundo vários estudos permite também reduzir o tempo de tratamento por conseguir promover uma movimentação dentária mais rápida.

Aparelho estético
.

Um aparelho ortodôntico estético procura disfarçar ou esconder o mais possível os elementos que o compõem, de modo a torná-lo o menos percetível possível.

O aparelho estético é especialmente destinado às pessoas que possuem preocupações de ordem estética durante o tratamento ortodôntico.

Dentro dos aparelhos estéticos existentes no mercado podemos referir os seguintes: Aparelho transparente, Aparelho de Porcelana, Aparelho de safira, Aparelho lingual e Aparelho de contenção.

Depois da remoção do aparelho fixo é importante providenciar medidas para manter os dentes na posição final correta, essencialmente nos primeiros anos após a correção, sob risco de os mesmos poderem ainda movimentar-se de novo para posições indesejáveis, pois o osso em volta dos dentes pode não estar ainda suficientemente compacto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aparelho móvel ou removível
.

Tal como o nome sugere, este tipo de aparelho pode ser retirado da boca, o que normalmente só acontece nas refeições e na escovagem dentária. 

Aparelho Transparente (conhecido por Invisalign)
.

A correção dos dentes através do aparelho invisalign é um método ainda recente e pode ser considerado removível. Contudo, este aparelho difere significativamente de qualquer um dos outros atrás mencionados.

Neste caso a correção é realizada mediante uma série de moldeiras (aligners) transparentes que encaixam nos dentes fazendo neles a pressão pretendida previamente planeada por uma tecnologia avançada de imagens de computador em 3D.

Através de moldes de software é estudada o posicionamento dos dentes (posição inicial e final) e vai projetando cada moldeira intermédia que vai movimentando gradualmente os dentes desde essa posição inicial até à final.

A estética é um dos benefícios a referir neste tipo de aparelho, pois sendo transparente e não existindo qualquer tipo de arame, passa normalmente despercebido. Como é removível permite que seja retirado para comer e permite uma mais fácil escovagem dentária comparativamente ao aparelho fixo, e ao aparelho removível convencional. Este tipo de aparelho é também mais estético e ocupa muito menos espaço na boca.

Como escolher um aparelho dentário?
.

tratamento ortodôntico mais rápido e eficiente, a par da estética, são normalmente as condições que são mais discutidas aquando da colocação de um aparelho.

A escolha deve ser da responsabilidade do cirurgião dentista especialista em ortodontia que com base no diagnóstico efetuado terá de concluir se o tratamento ortodôntico deve ser realizado mediante a colocação de um aparelho fixo ou de um aparelho removível.

Depois de definir isso, e no caso dos aparelhos removíveis, poderá dar ao paciente a escolha da cor da resina acrílica, de entre as disponíveis.

Já nos casos dos aparelhos fixos, e como nestes casos existem mais variantes, principalmente de ordem estética, então deverá o Ortodontista decidir junto com o paciente qual o aparelho a eleger, explicando ao mesmo as vantagens e desvantagens do uso de cada um relativamente aos cuidados, manutenção e tempo de tratamento.

No caso do aparelho fixo convencional, o paciente poderá também escolher a cor das borrachinhas que serão mudadas em cada consulta de ativação e controlo. Veja mais informação sobre as vantagens e desvantagens em cada um dos tipos de aparelhos anteriormente descritos.

Veja, de seguida, como é feita a colocação de aparelho ortodôntico, passo a passo, e qual o período médio necessário para corrigir os dentes.

Aparelho ortodôntico – fases / procedimentos
.

Resumidamente, o tratamento ortodôntico segue o seguinte protocolo, que deverá ser aceito pelo paciente ou seu tutor, mediante a sua concordância ou consentimento informado:

  1. Deverá ser feito inicialmente uma  avaliação e estudo ortodôntico para determinar o tipo de aparelho a colocar, baseado em moldes de gesso da boca e exames radiográficos;
  2. Após decisão de qual o aparelho a colocar, a confecção e aplicação ou colocação do aparelho;
  3. Consultas de controlo para ativação do(s) aparelhos, que dependem muito de caso para caso e são normalmente mensais, podendo o tempo de tratamento variar normalmente de 12 a 36 meses;
  4. Remoção do aparelho e colocação de aparelhos de contenção nos casos dos aparelhos fixos, sendo que nos casos dos aparelhos removíveis, normalmente não se colocam, tendo em conta a diferente movimentação dentária que produz;
  5. Consultas de controle e verificação, que funcionam como consultas de rotina e manutenção.
    .

Por vezes, é preciso extrair dente para colocar o aparelho, nos casos em que há falta de espaço para o alinhamento dentário e não se consegue contornar o problema de outra forma.

A utilização de um aparelho ortodôntico deve proporcionar resultados a vários níveis, mas são mais percetíveis essencialmente ao nível estético.

Veja fotos superiores, com o antes e depois da colocação do aparelho ortodôntico e do posicionamento dos dentes (antes e depois da correção).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Manutenção de aparelho ortodôntico
.

O uso de um aparelho ortodôntico implica o aumento dos cuidados de higiene oral, para além dos cuidados na manutenção do mesmo.

De facto, numa boca com aparelho os cuidados de higiene têm de ser redobrados, pois a estrutura do aparelho facilita a retenção de resíduos alimentares e bactérias que deverão ser removidos com pormenor a fim de evitar os riscos associados à inflamação da gengiva (gengiva inchada), podendo originar gengivite, para além do aparecimento de cárie dentária.

Até que se retire o aparelho dos dentes também deverão existir alguns cuidados com a alimentação a fim de evitar alguma fratura, empenamento ou deslocamento das peças que compõem o aparelho dentário. Assim, devemos evitar o consumo de alimentos muito duros, pegajosos (caramelos por exemplo) e que soltem fios ou fibras (manga por exemplo). Alimentos açucarados também deverão ser evitados devido ao seu maior potencial cariogénico.

Pode também acontecer, por vezes, que com a fricção entre as peças dos aparelhos e o interior dos lábios e/ou bochechas ocorra algum desconforto ou mesmo dor associada a eventual ferimento desses tecidos moles. No sentido de minimizar esse problema existe uma cera ortodôntica própria (tipo plasticina), que o paciente pode aplicar envolvendo essas peças e assim evitar que esse atrito possa causar tanto desconforto ou dor. 

Não poderemos afirmar que o “aparelho fixo dói” ou provoque dores fortes. Contudo, nos primeiros dias após a sua colocação, e após as consultas de ativação, a pressão exercida nos dentes pode provocar um desconforto geral, por vezes, acompanhado de alguma dor nesses dentes, situação rapidamente reversível podendo ser entretanto minimizada com a toma de um analgésico (ex.: paracetamol).

Em resumo, o uso de aparelho ortodôntico implica alguns cuidados básicos mas essenciais para não comprometer a sua integridade nem outras complicações ao nível buco-dentário que podem atrasar o tempo de tratamento.

Gostou do conteúdo? Tem interesse em cuidar da sua Saúde Bucal? Então ligue (34) 98841-4606 ou (34) 3671-2439 e tenha um SORRISO NÚMERO HUMMMMMMM!!!

.

Reportagem: Assessoria de Imprensa Odonto Company – São Gotardo / Foto Capa: Reprodução/Odonto Company

Tags

0 Comentários “Saúde Bucal: O que é um aparelho ortodôntico ou dentário?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Com qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo até este momento?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...