Verde: mais de uma década de investimentos rumo a uma agricultura mais sustentável e nutritiva

Foto Capa: Divulgação/Verde AgriTech
Foto Capa: Divulgação/Verde AgriTech

A Verde tem por objetivo aumentar a sustentabilidade da agricultura tropical, melhorar a qualidade nutricional dos alimentos produzidos, por meio de insumos naturais e mais ricos em nutrientes, e capturar CO2 através de uma agricultura mais sustentável. Foram mais de 10 anos de investimentos em pesquisas para encontrar a melhor matéria-prima para tornar esse objetivo possível: o Siltito glauconítico.

A Verde já firmou parceria com 14 universidades e centros de pesquisas e já investiu mais de R$200 milhões em estudos e desenvolvimento de novas tecnologias. Em um estudo conduzido pelo Dr. Paulo Gontijo (EPAMIG), em 2013, descobriu-se o potencial agronômico da rocha Siltito glauconítico e novas pesquisas são realizadas desde então.

O Siltito glauconítico é uma rocha sedimentar de cor verde escura. É encontrado na região do Triângulo Mineiro, em São Gotardo, onde fica também a planta industrial da Verde. Apresenta em sua composição potássio, silício, magnésio e traços de outros 70 elementos. A tecnologia da Verde para tornar o Siltito glauconítico um produto para agricultura é simples: a estrutura da rocha é alterada através de uma técnica de ativação mecânica, o que permite que o potássio e demais nutrientes se tornem acessíveis às plantas. O Siltito glauconítico é matéria-prima para todos os produtos da Verde, 100% naturais e melhoram o meio ambiente.

O processo produtivo é todo sustentável. A Verde possui uma área de pasto degradado em Minas Gerais, em que extrai o Siltito glauconítico. Acelera-se o processo de intemperismo natural através da moagem dessa rocha, usada na agricultura há mais de quatro séculos. Os produtos desenvolvidos pela empresa devolvem ao solo nutrientes importantes ao desenvolvimento vegetal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

Após a extração do Siltito glauconítico, toda a área de cava será reconstituída por Mata Atlântica. A Verde mantém uma área de 200 hectares com milhares de árvores que neutralizam as emissões de CO2 decorrentes da distribuição dos produtos, além de abrigar diversas espécies de animais, incluindo várias ameaçadas de extinção.

O primeiro produto lançado no mercado se chama K Forte®, remineralizador de solos fonte de macro e micronutrientes, incluindo potássio, magnésio e silício. No total, ele possui cerca de 70 elementos-traço de liberação gradual. O que o difere dos fertilizantes químicos é o fato de ser 100% natural, multinutriente, não conter cloro nem sal em sua composição, não lixivia em períodos de chuva e não acidifica o solo.

O K Forte® é exportado para os Estados Unidos e Canadá sob o nome de Super Greensand®. Ele possui as certificações mais importantes para uso na agricultura orgânica, os certificados da OMRI (Organic Materials Review Institute) e CDFA (California Department of Food & Agriculture). Ambas as certificações incentivam a produção orgânica e o comprometimento com a sustentabilidade.

A Verde também é membro da Bonsucro, organização global dedicada à produção de cana-de-açúcar orgânica e desenvolvimento da agricultura sustentável. Criada em 2008, o objetivo declarado é reduzir os impactos ambientais e sociais da produção da cana-de-açúcar, além de incentivar o plantio saudável, sem uso de agrotóxicos.

Um produto que será lançado em breve no portfolio da Verde é o Silício Forte®, um silicato de potássio natural. O produto promove o fortalecimento das paredes celulares e dos tecidos vegetais, melhora a disponibilidade de nutrientes e a captação de luz solar, além de aumentar a taxa fotossintética e reduzir o acamamento. Nesse sentido, induz a resistência natural das plantas, sendo um aliado na redução do uso de pesticidas.

Além do K Forte®, Super Greensand® e o Silício Forte®, a Verde continua seus investimentos em pesquisa e à procura de novas formas que possam ajudar a produzir alimentos mais sustentáveis e nutritivos, sem agredir a natureza.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEAncora-primavera-3

Mais informações sobre o K Forte®, acesse: https://www.verdeagritech.com.br/

Ou entre em contato com nossa equipe comercial:

Marina Fernandes: (31) 98374-7844 ou Rodrigo Mac Leod: (31) 99994-0331

Ou envie um e-mail para: [email protected]

Sobre o K Forte®

O K Forte® é um remineralizador de solos fonte de macro e micronutrientes, incluindo potássio, magnésio e silício. No total, ele possui cerca de 70 elementos-traço de liberação gradual. O produto é uma alternativa eficaz e mais econômica em relação ao Cloreto de Potássio (KCl), fertilizante químico amplamente utilizado pelo agricultor brasileiro. K Forte® não contém sal nem cloreto em sua composição; aumenta a capacidade do solo de reter nutrientes e água (1:1); aumenta a disponibilidade de fósforo no solo, sem alterar o pH; diminui as perdas de nitrogênio por volatilização e lixiviação. Devido à sua alta concentração de silício, aumenta a resistência da planta contra pragas, doenças, mudanças bruscas de temperatura e falta de água.

Sobre a Verde

A Verde AgriTech é uma empresa fundada e controlada por brasileiros. Desde 2007, está listada na bolsa de valores de Toronto, Canadá. Trabalhamos para melhorar o meio ambiente, aumentar o valor nutricional dos alimentos e capturar CO2 através de uma agricultura mais sustentável. Desde 2005, já investimos mais de R$200 milhões em pesquisa e tecnologia. Criamos o primeiro marketplace gratuito para que fazendeiros e empresas possam oferecer alimentos mais saudáveis e sustentáveis. Também operamos a maior mina de potássio do Brasil, onde produzimos soluções inovadoras para a agricultura sustentável: K Forte®, Super Greensand® e Silício Forte®.

 

Reportagem e Fonte da Reportagem: Vinícius Santos/Verde AgriTech / Foto Capa: Divulgação/Verde AgriTech

Tags

0 Comentários “Verde: mais de uma década de investimentos rumo a uma agricultura mais sustentável e nutritiva”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 0 a 5, qual sua nota para as primeiras medidas tomadas por Jair Bolsonaro para o Brasil em 2019

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...