Com programação especial, Festival Ihara de Cultura Japonesa acontece neste sábado em São Gotardo

Foto Capa: Divulgação/Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de São Gotardo
Foto Capa: Divulgação/Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de São Gotardo

No ano em que se celebram os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, São Gotardo recebe o FESTIVAL IHARA DE CULTURA JAPONESA, neste sábado, dia 18 de agosto, na Praça São Sebastião, com patrocínio da IHARA e apoio da PREFEITURA DE SÃO GOTARDO, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TURISMO (CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTIVAL NO FINAL DA REPORTAGEM). O evento, que tem entrada gratuita e será realizado das 16h às 23h, é uma oportunidade única para conhecer um  pouco mais sobre a rica cultura japonesa.

Há 110 anos, o navio Kasato Maru desembarcou no Brasil com a primeira geração daqueles que se tornariam os imigrantes japoneses. De lá para cá, a população de descendentes de japoneses no Brasil cresceu, chegando a mais de um milhão de pessoas e tornando-se a maior comunidade japonesa fora do Japão. Os imigrantes contribuíram, e muito, para o desenvolvimento do Brasil, principalmente na agricultura, que é o motor econômico brasileiro.

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Uninter-2

Justamente por isso, a IHARA, empresa especializada em tecnologias de proteção ao cultivo e que tem a cultura japonesa em seu DNA, abraçou o projeto. ““Para a IHARA, a agricultura é a nossa vida e, por isso, fazemos questão de aplaudir aqueles que também vivem pela agricultura e que desbravaram o interior desse imenso país com trabalho árduo e muito sucesso”, afirma Alessandro Amorim, gerente comercial regional da IHARA.

O FESTIVAL IHARA DE CULTURA JAPONESA traz na sua programação apresentações musicais e de dança, além de oficina de Origami e a reprodução de um dos principais e mais tradicionais rituais da cultura japonesa: a cerimônia do chá. O evento conta também com praça de alimentação formada por Food Trucks, simbolizando a acolhida brasileira aos imigrantes japoneses, com opções de hambúrguer gourmet, porções de carne e churrasco, churros gourmet e chopp artesanal. O projeto é realizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IHARA, apoio da Prefeitura de São Gotardo, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, realização da Marolo Produções, Ministério da Cultura, Governo Federal.

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Âncora

Confira a programação:

16h – Abertura e início do funcionamento da praça de alimentação com comida tradicional japonesa e food trucks.

16h – Exposição de Haikai (estilo de poesia japonesa), de autoria de Jordano Souza.

16h30 às 18h30h – Oficina de Origami (para adultos e crianças)

16h30 às 18h30 – Cerimônia do Chá (para grupos de até 4 pessoas, total de 10 grupos. Venha conhecer e vivenciar um dos mais tradicionais rituais da cultura japonesa, com a senhora Yoko Ikeda, de Atibaia, SP)

18h –  Apresentação de Dança do grupo Odori Sumire (Associação Mineira de Cultura Nipo Brasileira, de Belo Horizonte, MG)

20h – Apresentação de Taikô (tradicionais tambores japoneses) com o grupo Aozora Daiko, da  Associação Nipo Brasileira de Bragança Paulista, SP

21h – Apresentação de BonOdori ( Dança  que acontece no japão em agradecimentos à colheita de arroz, que é o alimento mais importante do Japão) com grupo Aozora Daiko da Associação Nipo Brasileira de Bragança Paulista, SP.

22h – Música instrumental ao vivo

Mais informações:

Marolo Produções / [email protected]

 

Reportagem: Marolo Produções/Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de São Gotardo / Foto Capa: Divulgação/Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de São Gotardo 

Tags

0 Comentários “Com programação especial, Festival Ihara de Cultura Japonesa acontece neste sábado em São Gotardo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 0 a 5, qual sua nota para as primeiras medidas tomadas por Jair Bolsonaro para o Brasil em 2019

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...