Governador de Minas participa da abertura da Fenacampo em São Gotardo

Foto Capa: Gil Leonardi/Imprensa-MG
Foto Capa: Gil Leonardi/Imprensa-MG

O governador de Minas Gerais Romeu Zema, participou nesta quarta-feira (21/08), em São Gotardo, da abertura da oitava edição da Fenacampo (Feira de Negócios do Alto Paranaíba). A feira tem como objetivo fomentar parcerias e negócios para o desenvolvimento do agronegócio regional e de todo o país. Entre as atividades realizadas por Zema na cidade, houveram reuniões com produtores rurais e também políticos, além de sua participação na cerimônia de abertura da Feira de Negócios do Alto Paranaíba. Infelizmente, o Portal SG AGORA não foi convidado pelos organizadores da Fenacampo 2019 para cobrir a visita do Governador em um dos eventos mais importantes da nossa região.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

Em suas palavras durante a Fenacampo 2019, Zema ressaltou a importância da agropecuária e do agronegócio para a economia mineira. “No primeiro trimestre deste ano, a economia de Minas cresceu 0,6%, e só cresceu por causa do agronegócio no estado, que avançou mais de 7% (em comparação com o mesmo período de 2018). Não fosse o agronegócio em Minas, nós teríamos uma economia muito mais fragilizada. Estou aqui dando esse recado para os produtores rurais de que o Estado tem esse compromisso, e nós já estamos fazendo a simplificação das regras para quem investe, para quem gera empregos”, afirmou o governador, durante a cerimônia de abertura.

Zema ainda defendeu o papel do Estado em se tornar parceiro do empreendedor, melhorando o ambiente de negócios para alavancar o desenvolvimento econômico e retomar a sua capacidade de investimentos. “Nos últimos anos, o Estado esqueceu que deve estar do lado da sociedade e se tornou contrário à atividade produtiva, requerendo uma série de burocracias e exigências, no nosso entender, totalmente desnecessárias Temos trabalhado arduamente no sentido de simplificar as exigências do Estado. Temos sim que cobrar impostos, preservar o meio ambiente e zelar pela saúde pública, mas não ficar criando regras que não servem para nada”, finalizou o governador.

A Fenacampo é uma feira de negócios que, em 2019, chega a sua 8ª edição, fomentando parcerias para fortalecer o agronegócio regional. Os principais objetivos são levar conhecimentos e novas tecnologias aos produtores da região, proporcionar o contato de produtores com novos fornecedores e oferecer um ambiente ideal para bons negócios. Zema visitou estandes, conheceu serviços e conversou com produtores durante a abertura da exposição. A feira tem a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) como apoiadores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEAncora-primavera-3

O presidente do Conselho da Região de São Gotardo e diretor da Fenacampo, Jorge Kiryu, destacou as potencialidades do Alto Paranaíba e a importância de se investir em pesquisas e tecnologias para garantir que os melhores produtos cheguem até a mesa do consumidor. “A presença do governador aqui mostra que a nossa região está prestigiada em termos de economia dentro do Estado. A agricultura é o carro chefe da economia nacional e a todo momento confirma essa superioridade. Observamos em nossos dias esta evolução rápida. Passamos de uma agricultura tradicional para uma agricultura de precisão”, disse.

Reuniões de trabalho

(Foto: Gil Leonardi/Imprensa-MG)

(Foto: Gil Leonardi/Imprensa-MG)

Cumprindo mais agendas de trabalho no “Giro pelo Estado”, Romeu Zema se reuniu com produtores rurais e representantes de categorias para discutir as demandas da agricultura na região, como o fornecimento de energia elétrica e projetos de irrigação. O governador esteve acompanhado dos secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, e de Desenvolvimento Econômico, Manoel Vitor de Mendonça, além do deputado federal Zé Vitor e do deputado estadual Bosco.

“O agronegócio é responsável por 33% do PIB de Minas, e uma região como a de São Gotardo, que tem alta produtividade e com produtos de qualidade reconhecidos em todo o Brasil, traz uma grande importância para o Estado. A feira movimenta a economia, traz para os produtores as novas tecnologias”, afirmou a secretária Ana Valentini.

Romeu Zema ainda se reuniu com prefeitos da região para ouvir as principais demandas e prioridades dos municípios. O prefeito de São Gotardo, Seiji Sekita, valorizou o apoio dos parceiros do Estado para alavancar a economia da região.

“Temos que agradecer ao governador por tudo o que tem feito em prol de Minas Gerais para enxugar a máquina administrativa, colocar as contas em dia para que Minas Gerais possa começar a desenvolver. Sabemos o potencial que tem Minas Gerais, que pode ser o maior produtor de fruta e verdura de todo o país”, afirmou.

 

Reportagem e Link Original: http://agenciaminas.mg.gov.br/noticia/romeu-zema-participa-da-abertura-da-8-fenacampo-em-sao-gotardo / Outras Informações: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Gil Leonardi/Imprensa-MG

Tags

0 Comentários “Governador de Minas participa da abertura da Fenacampo em São Gotardo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 1 a 5, qual sua nota para os serviços oferecidos pela COPASA em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...