Prova de vida do INSS: quem se recadastrou em maio e junho de 2020 deve atualizar seus dados neste mês

Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho do ano passado terão até o dia 31 deste mês para fazer o procedimento e não terem os pagamentos bloqueados.

O cronograma da prova de vida vai até dezembro deste ano — neste caso, para quem precisava ter feito a prova de vida em março e abril deste ano. Quem perder os prazos terá o benefício suspenso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O recadastramento pode ser feito no banco onde o segurado recebe o benefício ou até pelo aplicativo Meu INSS, caso o segurado tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran).

Neste caso, é possível fazer a prova de vida usando os aplicativos Meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br) e Meu INSS. Ao acessar o site Meu INSS, o segurado saberá se está apto a fazer a prova de vida por biometria. Se não estiver, terá de ir até a sua agência bancária para realizar o procedimento.

Caso perca o prazo, será necessário pedir a reativação do benefício de forma remota, pelo site ou aplicativo Meu INSS. No endereço eletrônico, serão solicitados documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após preencher o requerimento on-line, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida.

Suspensa desde março de 2020 por causa da pandemia de coronavírus, a exigência de atualização cadastral, segundo o INSS, tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção dos benefícios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira o calendário da prova de vida:
.

Vencimento da comprovação de vida

Retomada da prova de vida

Março e abril/2020

Junho/2021

Maio e junho/2020

Julho/2021

Julho e agosto/2020

Agosto/2021

Setembro e outubro/2020

Setembro/2021

Novembro e dezembro/2020

Outubro/2021

Janeiro e fevereiro/2021

Novembro/2021

Março e abril/2021

Dezembro/2021

.

Reportagem e Link Original: Portal Extra/https://extra.globo.com/economia/prova-de-vida-do-inss-quem-se-recadastrou-em-maio-junho-de-2020-deve-atualizar-seus-dados-no-banco-neste-mes-25086410.html?utm_source=notificacao-geral&utm_medium=notificacao-browser&utm_campaign=Extra / Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

Tags

0 Comentários “Prova de vida do INSS: quem se recadastrou em maio e junho de 2020 deve atualizar seus dados neste mês”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Com qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo até este momento?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...